Laboratório

O LCM – LABORATÓRIO CIMENTOS e MATERIAIS acompanha a dinâmica dos mercados, respondendo às necessidades de Investigação Aplicada do Grupo Secil e prestando serviços de ensaios e assessoria técnica a empresas, autarquias e outras entidades públicas e privadas.
Laboratório Acreditado

Inaugurado em 2002, o LCM é um laboratório acreditado pelo IPAC – Instituto Portugês da Acreditação e integra o Acordo de Reconhecimento Mútuo (MRA) da ILAC. No seu portefólio de ensaios, o LCM inclui a prestação de serviços ao exterior no âmbito dos Betões, Agregados, Solos e Misturas Betuminosas, frequentemente complementados com serviços de consultadoria.

Enquadramento e Princípios

O LCM está preparado para realizar o diagnóstico de problemas, a análise crítica e os ensaios e experiências necessários para encontrar as soluções adequadas a cada caso. Afirmando-se como um agente determinante da inovação empresarial e contribuindo para uma cultura de melhoria contínua, o LCM assenta nas seguintes premissas:

Política

A Política da Qualidade do Laboratório Cimentos e Materiais resulta de uma permanente reflexão da Gestão, determinante para a implementação e manutenção de uma estratégia adequada ao Laboratório.

O LCM assume o reconhecimento das políticas estabelecidas no Grupo Secil – refletidas em todas as suas atividades – dando particular destaque a valores fundamentais como a Saúde e Segurança dos seus colaboradores.

Missão

A missão do LCM materializa-se no desenvolvimento de atividades de ensaio e análises técnicas na área dos materiais de construção, contribuindo para a satisfação das necessidades das empresas do Grupo Secil do ponto de vista da Investigação Aplicada através do CidPRO – Centro de Inovação e Desenvolvimento de Produtos do LCM, e prestar serviços de ensaios e apoio técnico a empresas, e outras entidades públicas e privadas.

Visão

Ser um agente determinante da inovação empresarial articulando com as entidades públicas e privadas a sua atuação, contribuindo para uma cultura de melhoria contínua e sustentabilidade do setor, assumindo que a visibilidade da Excelência do serviço prestado e a manutenção de um elevado nível de qualidade só serão possíveis com uma relação de confiança na sua capacidade técnica e organizacional.

Estratégia e Posicionamento

Estratégia de desenvolvimento

O envolvimento de todos na implementação e desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade é determinante no cumprimento dos objetivos traçados. Consequentemente, o LCM adota uma Gestão Participativa, a que corresponde um conjunto de princípios e processos que defendem e permitem o envolvimento regular e significativo dos colaboradores na tomada de decisão. 

Este envolvimento manifesta-se na participação dos colaboradores na definição de metas e objetivos, na resolução de problemas, no processo de tomada de decisão, no acesso à informação e no controlo da execução, sendo assegurado pela Gestão do Laboratório e todos os colaboradores:

  • Que o Sistema de Gestão da Qualidade se encontra documentado, implementado e permanentemente atualizado;

  • É observado o cumprimento dos requisitos da norma de referência NP EN ISO/IEC 17025;

  • São satisfeitas as necessidades dos clientes, através da prestação de serviços de laboratório que vão ao encontro dos requisitos especificados e os decorrentes da regulamentação aplicável;

  • São seguidas boas práticas profissionais conducentes a um nível elevado da qualidade dos seus serviços;

  • Os ensaios são realizados com rigor, procurando-se resultados fiáveis e seguindo uma abordagem assente na imparcialidade, confidencialidade e independência dos resultados e cumprimento dos prazos estabelecidos com o Cliente.

 

Eixos estratégicos 

  • Melhorar continuamente a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade, através da identificação de ações de melhoria adequadas às não conformidades reais e potenciais.

  • Desenvolver e manter permanentemente atualizado um portefólio de serviços que corresponda, em cada instante, às necessidades dos clientes.

  • Promover uma cultura de inovação como fonte essencial da competitividade empresarial, investindo continuamente na melhoria tecnológica dos equipamentos e qualificação do pessoal.

  • Sistematizar competências de Gestão do CidPRO – Centro de Inovação e Desenvolvimento de Produtos do LCM promovendo atividades de Investigação e Inovação no âmbito do desenvolvimento do produto e assistir tecnicamente as empresas do Grupo Secil no que respeita a ensaios dos produtos comercializados, fabricados e em desenvolvimento.

  • Promover uma cultura de segurança transversal a todos os níveis de atuação do LCM, comprometendo os seus colaboradores com os valores assumidos e, fazendo da segurança uma forma de estar, assegurar que todos os colaboradores são formados para executar o seu trabalho da forma mais segura e sabem identificar os perigos e/ou riscos a que estão expostos.